Calêndula



Pertencente à mesma família das margaridas -Asteraceae - a calêndula (Calendula officinalis) é originária da Europa meridional e se relaciona intimamente com o sol.

Curiosamente, essa flor abre suas pétalas assim que o sol nasce e as fecha na hora em que ele se vai. Aliás, seu nome é derivado de uma palavra latina - Calendae - que significa "primeiro dia de cada mês", de onde se derivou também a palavra calendário (que, sabe-se, é baseado no ciclo solar). Também recebe esse nome pelo fato de permanecer florida durante todo o ano.


Propriedades Medicinais: adstringente, antifúngico, anti-inflamatório, anti-séptico, antiespasmódico, diaforético, sedativo, vulnerário.

Dentre as propriedades da Calêndula se destaca o fato da planta aumentar a circulação periférica. É usada na medicina popular para o tratamento de infecções que perduram por maior tempo no corpo. Um ditado antigo diz que onde a Calêndula age, nenhum pus se formará.

É usada no tratamento de candidíase, cervicite, catapora, caxumba, conjuntivite, dores de ouvido, feridas, hemorróidas, herpes, inchaço glandular, infecções, inflamações, sarampo, sinusite, úlceras e também age no controle de menstruações irregulares e cólicas (por isso seu uso não é indicado para grávidas).

A flor da Calêndula é usada em forma de cataplasma ou unta para curar feridas, queimaduras e picadas de inseto. As flores também são aplicadas na pele para nutrição e hidratação, além das propriedades anti-inflamatórias.

Também pode ser usada em forma de lavagem nasal para infecções no nariz.

É claro que devem ser evitados exageros ou abusos na aplicação de plantas em tratamentos. No caso da calêndula, é importante esclarecer que, em excesso, a planta pode provocar depressão, nervosismo, falta de apetite, náuseas e até vômitos.

Na Espiritualidade

A calêndula também é conhecida como erva do Perdão. É ótima para pessoas rancorosas, que têm dificuldade de perdoar, que estão sempre acumulando mágoas, que se acham injustiçadas ou tratadas com pouco caso por todos.

É para quem tem constante mau humor, e vê a vida de forma linear, sem criatividade para sair dos problemas. É ótima para quem quer esquecer traumas ou lembranças infantis que incomodam.

Dicas para Uso:

  • O escalda pés de calêndula, não só refaz a energia gasta durante o dia, como traz um sono gostoso e tranquilo.
  • O sabonete líquido de Calêndula tira toda a oleosidade da pele e combate as espinhas e acne.
  • A pomada de Calêndula faz parte de qualquer pronto socorro doméstico, pois não há corte que resista a ela. Também é usada para escaras.
  • A tintura mãe, acrescentada ao shampoo evita seborreia e doenças do couro cabeludo.
  • A Tintura mãe de calêndula na água do banho do bebê, evita qualquer doença de pele.