Pretos Velhos



Pretos velhos são entidades de umbanda, espíritos que se apresentam em corpo fluídico de africanos. Não necessariamente todos foram escravos.
São entidades que tem o poder e o segredo da sabedoria,apesar da rudeza do cativeiro demonstram fé para suportar as amarguras da vida, consequentemente são espíritos guias de elevada sabedoria, trazendo esperança e quietude aos anseios da consulência que os procuram para amenizar suas dores.
Ligados a vibração da força do Orixá Obaluaê que é o Orixá sustentador da evolução, da transmutação e transformação dos seres. Mas os Pretos Velhos também se apresentam dentro da linha de outros Orixás. , são mandingueiros poderosos, com seu olhar prescrutador sentado em seu banquinho, fumando seu cachimbo, benzendo com seu ramo de arruda, rezando com seu terço e aspergindo sua água fluidificada, demandam contra o baixo astral e suas baforadas são para limpeza e harmonização das vibrações de seus médiuns e de consulentes.
A característica desta linha, devido a elevação espiritual de tais entidades, é o conselho e a orientação aos consulentes, são como psicólogos, receitam auxílios, remédios e tratamentos caseiros para os males do corpo e da alma.
Os pretos velhos se apresentam com nomes que individualizam sua atuação, do Congo ou de Angola, evidenciando sua atuação propriamente dita e procedência.
É uma das linhas mais queridas da Umbanda, pois são os nossos conselheiros,pois até uma bronca eles dão usando palavras meigas e um tom doce, mas não devemos nos enganar com a mansidão deles, pois são entidades que se precisarem trabalham para a cura,para um descarrego e tem uma força impressionante.
Utilizam vários elementos nos seus trabalhos como o cachimbo, cigarros de palha (que usam como defumadores, para limpeza espiritual) e ervas.
DIA DA SEMANA: Segunda-feira
LINHAS DE TRABALHO: Evolução, transmutação e transformação.
COR: Preto e Branco.
ELEMENTOS DE TRABALHO:
- Ervas (alecrim, arruda, guiné, manjericão, boldo, folha de fumo, louro, manjerona, sálvia, quebra demanda, levante);
- Palha da costa, Cruzes de madeira, pipocas, pemba branca, terços de lágrimas de Nossa senhora.
- Fumo
PEDRAS: cristal, ônix preto e quartzo branco.
COMIDAS:
Bolo de milho, pamonha, cural.
Pipoca
Bolo de fubá
Tutu de feijão
Mandioca frita
Batata doce
Doce de abóbora
Rapadura.
BEBIDAS:
Café
Chá
FLORES: rosa branca
VELAS: Branca, branca e preta


Adorei as Almas!