Trabalho de Preto Velho

Sexta - 01.02.2013 20:00

Com muita sabedoria e paciência, os pretos velhos nos acolhem e trazem à paz para nossos corações com seus conselhos, e também proporcionam nosso crescimento espiritual.
Nos envolvem com luz, e direcionam as forças para a nossa proteção.

Adorei as Almas!

Eu e Deus somos um.

 

Pretos Velhos



Pretos velhos são entidades de umbanda, espíritos que se apresentam em corpo fluídico de africanos. Não necessariamente todos foram escravos.
São entidades que tem o poder e o segredo da sabedoria,apesar da rudeza do cativeiro demonstram fé para suportar as amarguras da vida, consequentemente são espíritos guias de elevada sabedoria, trazendo esperança e quietude aos anseios da consulência que os procuram para amenizar suas dores.
Ligados a vibração da força do Orixá Obaluaê que é o Orixá sustentador da evolução, da transmutação e transformação dos seres. Mas os Pretos Velhos também se apresentam dentro da linha de outros Orixás. , são mandingueiros poderosos, com seu olhar prescrutador sentado em seu banquinho, fumando seu cachimbo, benzendo com seu ramo de arruda, rezando com seu terço e aspergindo sua água fluidificada, demandam contra o baixo astral e suas baforadas são para limpeza e harmonização das vibrações de seus médiuns e de consulentes.
A característica desta linha, devido a elevação espiritual de tais entidades, é o conselho e a orientação aos consulentes, são como psicólogos, receitam auxílios, remédios e tratamentos caseiros para os males do corpo e da alma.
Os pretos velhos se apresentam com nomes que individualizam sua atuação, do Congo ou de Angola, evidenciando sua atuação propriamente dita e procedência.
É uma das linhas mais queridas da Umbanda, pois são os nossos conselheiros,pois até uma bronca eles dão usando palavras meigas e um tom doce, mas não devemos nos enganar com a mansidão deles, pois são entidades que se precisarem trabalham para a cura,para um descarrego e tem uma força impressionante.
Utilizam vários elementos nos seus trabalhos como o cachimbo, cigarros de palha (que usam como defumadores, para limpeza espiritual) e ervas.
DIA DA SEMANA: Segunda-feira
LINHAS DE TRABALHO: Evolução, transmutação e transformação.
COR: Preto e Branco.
ELEMENTOS DE TRABALHO:
- Ervas (alecrim, arruda, guiné, manjericão, boldo, folha de fumo, louro, manjerona, sálvia, quebra demanda, levante);
- Palha da costa, Cruzes de madeira, pipocas, pemba branca, terços de lágrimas de Nossa senhora.
- Fumo
PEDRAS: cristal, ônix preto e quartzo branco.
COMIDAS:
Bolo de milho, pamonha, cural.
Pipoca
Bolo de fubá
Tutu de feijão
Mandioca frita
Batata doce
Doce de abóbora
Rapadura.
BEBIDAS:
Café
Chá
FLORES: rosa branca
VELAS: Branca, branca e preta


Adorei as Almas!

Calendário para Fevereiro de 2013


Trabalho de Preto Velho
Sexta - 01.02.2013 20:00
Linha de grande evolução espiritual para nos aconselhar e nos ajudar espiritualmente com seus passes, benzimentos e rezas.

Trabalho de Ciganos
Sábado - 16.02.2013 18:00
Os ciganos e as ciganas com muita alegria, conhecimento em magia e leitura de oráculos como as mãos e o baralho cigano, para nos aconselhar sobre qual melhor caminho devemos seguir.

Festa de Guardiões (Exus)
Sábado - 23.02.2013 18:00
Festa de agradecimento para os guardiões Sete Porteiras, Tiriri, Marabô e aos demais guardiões (Exus) pela proteção e prosperidade adquirida.

Trabalho de Prosperidade ( Exu e Pomba-Gira )


Sexta - 25.01.2013 - 18:00
Primeiro trabalho de 2013 com os guardiões (Exu) e as guardiãs (Pomba-Gira), voltado para firmar a nossa proteção contra as vibrações negativas, espíritos obsessores e demais perigos físicos.
Oportunidade para iluminar o campo material e amoroso tão necessário para a nossa passagem na terra.
No final do trabalho, limpeza espiritual com a força das águas por intermédio dos marinheiros.

Festa de Caboclos - Homenagem a Oxóssi


Sábado - 19.01.2013 - 18:00

Festa de agradecimento aos caboclos que nos orientam, equilibram energeticamente, trabalham para a nossa proteção e nos ensinam com sua sabedoria da floresta e com seu conhecimento em pajelança e xamanismo.




Homenagem à Oxóssi, orixá jovem da caça e da fartura, que nos traz as ervas curativas da floresta para curar nossa saúde e não nos deixa faltar o alimento que nos sustenta.





Okê Arô, Oxóssi!

Okê Caboclo!