Exus


Exu não é idiota nem escravo.
Exu é aquele que conhece muito bem os mistérios da magia negra e que já cansou de ter prejuízo com o mal uso do instrumento colocado à sua disposição.
Exu é espírito em busca de evolução e com­promissados com a espiritua­lidade superior, que falam em perdão, em Lei, em ação e reação, em fé e em Deus.
Exu é um ser de luz, possuidor de gran­de astúcia e perspicácia, sabe exatamente como identificar os pontos fracos dos seres humanos e isso não tem nada a ver com malandragem.
Exu é principio de tudo, e junto com o Orixá Ogum é aquele que permite a abertura de todos os caminhos e de todas as passagens. É também a saída de todos os problemas.
Exu é o vigor, é a coragem.
Exu é dual, pois é a vitalidade e a desvitalidade; a verdade e a mentira, é esgotador e ativador de carmas.
Exu é o ponto mais obscuro do ser, pois é o nosso próprio interior. É o mais humano dos Mistérios, é o Mistério que mais se humanizou.
Exu escreve reto em linhas tortas, escreve torto em linhas retas e escreve torto em linhas tortas.
Exu é fator Revelador, aquele que vê o negativismo dos seres, aquele que sabe e revela tudo, mas não se envolve com nada que não seja permitido pela Lei de Ogum.

Exu é mensageiro dos orixás, ele conhece tudo sobre seus médiuns e seus consulentes. Mesmo vindo de níveis mais densos, ele trabalha em busca da luz, pois é esse caminho que cada orixá busca para seus filhos.



Sua saudação é Laroyê Exu, Exu Mojubá
Nos Ilumine e proteja sempre!