Baianos


Os baianos são guias que mesclam características da direita e da esquerda, nas giras eles se apresentam com forte traço regionalista, principalmente em seu modo de falar cantado, eles são “do tipo que não levam desaforo pra casa”, possuem uma capacidade de ouvir e aconselhar, conversando bastante, falando baixo e mansamente, são carinhosos e passam segurança ao consulente que tem fé.

São os Espíritos responsáveis pela “esperteza” do homem em sua jornada terrena.
No desenvolvimento de suas giras, os baianos trazem como mensagem a forma e o saber lidar com as adversidades de nosso dia-a-dia, com a alegria, a flexibilidade, a magia e a brincadeira sadia.

O Baiano representa a força do fragilizado, o que sofreu e aprendeu na "escola da vida" e, portanto, pode ajudar as pessoas.

A Linha dos Baianos desmancham demandas, são conselheiros e orientadores e gostam muito dos rituais em que trabalham, girando e dançando com passos próprios, sua gira é sempre muito animada.
São Entidades que têm muito a nos ensinar, sempre com uma resposta certeira e rápida para nossas questões.
Por terem vivido em épocas mais recentes, são Espíritos mais próximos de nós.
Tratam de todos os tipos de problemas, inclusive amorosos pois acreditam que se o consulente está expandindo amor, ficará bem em todos os outros assuntos.



Comidas: Coco, cocada, farofa com carne seca
Bebidas: Água de coco, cachaça, batida de coco
Fumo: Cigarro de palha, fumo de rolo
Trabalham: Desmanchando trabalhos de magia negra, dando passes. São portadores de fortes orações e rezas. Alguns trabalham benzendo.
Cor: laranja ou qual for definida pela entidade
Apresentação: Usam chapéu de palha ou de couro e falam com sotaque característico nordestino.

Salve o Povo da Bahia!